Uma aula diferente!
Nós só curso de pedagogia, 2016.1, tivemos um dia ímpar, demasiadamente maravilhoso, realizamos uma atividade cultural excelente no dia 19 de fevereiro. Nos deslocamos da cidade de Itabaiana, onde está localizado o Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe , para Aracaju capital do Estado de Sergipe. Nossa primeira parada foi no Oceanário de Aracaju onde visitamos as tartarugas marinhas do Projeto Tamar.
O Projeto Tamar tem como objetivo, proteger as tartarugas marinhas conscientizar e a preservá-las, bem como a preservação do meio ambiente, sobretudo o aquático. Além disso a conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento
local sustentável, promove isso. Desde o início, o Projeto desenvolve técnicas
pioneiras de conservação e desenvolvimento comunitário, adequadas às
realidades de cada uma das regiões onde mantém suas bases.
O Projeto Tamara, não busca um trabalho restrito somente as tartarugas, mas também ao desenvolvimento das comunidades costeiras, oferecendo alternativas econômicas, alternativas que amenizassem a questão social, diminuindo assim a caça das tartarugas marinhas para a sua sobrevivência. O Tamar também protege tubarões e outras espécies de vida marinha.
A tarde fomos ao Museu da Gente SErgipana que foi inaugurado em 2011 e que apresenta amostras enriquecedoras da cultura e diversidade de Sergipe. No museu há uma grande multimídia de ultima geração, fazendo com que haja uma maior interação do visitante com o espaço, possibilitando também uma absorção de conhecimento mais enriquecedora . O museu apresenta várias áreas temáticas, como a quitanda/ venda de Josevende , um comerciante que tentar convencer de todas as maneiras o seu cliente a levar o produto, o espaço com diversas palavras dos dizeres sergipanos, ricas em significados únicos da nossa cultura popular. Enfim, é um museu muitíssimo rico e que diz muito sobre a cultura sergipana, que ressalta e valoriza a cultura popular, brincadeiras e nos faz ressignificar Sergipe, que apesar de ser o menor estado da federação apresenta-se como grande em sua cultura.
Esse espaço chamou muito atenção, por apresenta de maneira minimalista a nossa cultura, nesse espaço há muito sobre o nosso folclore e também sobre os festejos, além das representações de monumentos.
Poema feito sobre uma garrafinha de cachaça, mas há poemas feitos sobre outros objetos, no museu, como o fuxico ( uma forma de costura) , carro de boi, Santo Antônio, entre outros.
Comentários
Postar um comentário