Profissional do futuro, desafios!



http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2017/05/confira-quais-sao-as-competencias-essenciais-do-profissional-do-futuro-9800330.html
 

 É notório que o campo trabalho está cada vez mais acirrado, não somente por terem aumentado as exigências em torno das diversas áreas de trabalho. Mas, também por exigir cada vez mais dos funcionários. Exigir que atuem cada vez mais de maneira mais robotizada e mecanizada, que tenham inteligencia emocional, flexibilidade, autoconhecimento, agilidade, capacitação, comunicação, proatividade e criatividade são características que "devem" ser vista como um pré- requisito do profissional. as maquinas e os robôs são desenvolvidos para ir além de suas funções básicas, não irão apresentar uma forma de trabalho linear, o que torna uma preocupação ainda maior, por ele ter essa flexibilidade e executar com maestria o seu trabalho. Haja visto, que vale salientar, que tantas exigências e comparações pode vir a desenvolver no ser humano doenças causadas por grandes estresses e cobranças.

As constantes transformações que ocorrem no planeta estão moldando o que se espera dos estudantes e de sua atuação profissional. Dessa forma, criam-se expectativas para as instituições de ensino também, que precisam estar aptas a formar profissionais munidos de empatia e pensamentos globalizados, bem como cientes das questões que estão se firmando no mundo, especialmente no que diz respeito a questões ambientais e focadas em comunidades.
O mercado de trabalho mudou e ele se impõe ao exigir um novo perfil de profissional: aquele que está em constante mutação. A crise, a recessão, o fechamento de postos de trabalho, a queda de contratações via CLT, a globalização, o aumento do empreendedorismo, tudo isso se apresenta em um momento de transição em que é fundamental para o trabalhador buscar um novo modelo de carreira que o prepare para o futuro, que já bate à porta. Além desses novos desafios, vale salientar, que o mundo tecnológico tem desenvolvido profissionais cada vez mais tecnológico, bem como robôs e máquinas que efetuam trabalhos de muitos profissionais, como por exemplo a Luiz a  funcionária da Magazine Luiza, uma inteligência artificial.
Um profissional da educação do futuro deve está em constante aprimoramento , devido as constantes mudanças na tecnologia, desde um simples aparelho de celular a um grande equipamento para ser usado em sala de aula. Isso deve ocorre para que o ensino e o aprendizado continua se desenvolvendo de maneira progressista, não apenas para o seu crescimento, mas isso contribui de maneira direta para o crescimento do aluno.   

Comentários

Postagens mais visitadas